<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

sexta-feira, junho 17, 2005

Veneza II - San Marco 



Prosseguimos a nossa viagem em Veneza naquela que é o coração e a alma da cidade. Falo da mundialmente conhecida Piazza de San Marco, onde fica localizada a mais famosa basílica de Veneza que tem por nome o mesmo da já referida Piazza. Esta basílica combina os estilos arquitectónicos do Ocidente e do Oriente sendo considerado um dos mais belos edifícios da velha Europa. Destaque para as fachadas em mosaico e para os cavalos de São Marco (os quatro cavalos expostos são réplicas, sendo que os verdadeiros encontram-se no museu da basílica). Vale bem a pena a visita.



Após a mesma, nada como dar uma volta na praça apreciando a sua animação, observando os milhares de pombos que fazem a delícia dos miúdos e graúdos, subir à Torre do Campanille e apreciar um bom capuccino numa das elegantes esplanadas da piazza, ao som de uma orquestra. Um momento puro de dolce vitta. O único senão são os preços praticados, mas dias não são dias.



Já com a carteira mais leve, nada como rumar até outra das grandes atracções da cidade, o Palazzo Ducale, antiga residência oficial dos governadores de Veneza (doges). Os destaques vão para a escadaria dos gigantes, para a porta della carta, para a grandiosa sala del maggior consiglio e para o magnifico átrio.



Anexado ao palácio está a antiga prisão da cidade. A ligação é feita através da famosa Ponte dos Suspiros. Apesar do nome ter uma conotação romântica, o mesmo nasceu dos suspiros dados pelos prisioneiros que eram levados do palácio para o cárcere. Conta-se que ao passarem pela ponte, olhavam pela pequena janela suspirando de tristeza por verem a liberdade pela última vez...

Mas associada à ponte está uma lenda, essa sim, bem romântica. Diz o mito que o casal que trocar um beijo na Ponte dos Suspiros ficará eternamente apaixonado. Nada como lá ir e por à prova a dita. Nós já colocamos...



Nota: quero aproveitar para agradecer as amáveis palavras que me têm deixado ao longo dos últimos dias, felicitando este novo espaço, e a prontidão com que têm actualizado os vossos links. É bom saber que estão aí desse lado. Um forte abraço para todos vós e bem hajam.

A. Narciso @ sexta-feira, junho 17, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer